Origem dos Procons

Na década de 1970, o governo militar encomendou à Fundação João Pinheiro em Minas Gerais, um amplo estudo sobre os diversos órgãos atinentes às relações de consumo. SUNAB, Instituto de Pesos e Medidas, hoje INMETRO, COBAL, etc.


A motivação foi de se desviar a falta de participação política da população para outro enfoque. Posteriormente foi criado um grupo na mesma FJP, que redundou mais tarde no PROCON-MG.


Esse blog não é para reclamação, mas sim para casos de interesses coletivos, tarefas mais ligadas ao Ministério Público, federal e estaduais!...

Mas comentários serão bem vindos, mas moderados, há que se ter provas, a responsabilidade também é nossa!

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Redação do Consumidor Sabido: Mitos Da Energia Elétrica! - COSUMIDOR PATETA, NÃO!

Quando começamos na rede,mais ou menos, em agosto de 2001, e ainda, sem entender nada de HTML. Tanto é verdade, que criamos, na extinta Geocities, do Yaoo! - 2009; uma página com outro nome outro,  mas com a  mesma extensão [manc.html], pois não sabíamos bem o que era o tal famoso: index.htm.

Em em visual de realmente de dar dó, fomos que criticados e muito forte. Pelo péssimo visual! Até tentamos usar algum algum aplicativo em um antigo office-frontepage. Mas ao vermos o código gerado ao movimentar uma mera imagem, desistimos!

Isso tudo é passado! Hoje a moda é blog, ou já está também extinção!?


Essa não tão pequena introdução é para falarmos de consumo de Energia Elétrica [EE], hidráulica ou não!

Somos curiosos, aventureiros até, em matéria de eletricidade. De eletrônica, perguntamos e pesquisamos!

A eletricidade hidráulica no Brasil não é cara. Altos são os tributos! No Estado de Minas Gerais, acima de 100 KW/mês a alíquota de ICMS é de 30%, embutida.   Isso significa na prática: 42,857%! E deve haver ainda, valores maiores para faixas, número de fases, e etc. Valores desta data em 10 de novembro de 2014, segunda-feira aqui! E, desse atalho, extraímos esse texto: " * Tarifas sem impostos (ICMS, PIS/PASEP, COFINS e Contribuição de Iluminação Pública) - Fonte: Resolução Homologatória Aneel 1.700, de 07/04/201". Imprimimos a tela em quatro arquivos, ficam para qualquer confirmação...

O que eu vi: Curiosidade vem de berço, acho mais pela linha materna!

Chuveiros Elétricos: 1500 - 2500 -3000 -3600- 4800 - 5400 - 7600 Watts, ou até mais!. Banhos de 10 ou 15 minutos, vezes o números de pessoas de qualquer residência no País, que não tenha gás canalizado, ou, até mesmo o famoso C4H10, gás butano, subsidiado e não é para essa finalidade, e além do mais, perigoso...

Falar-se em desligar aparelhos que ficam  em stand-by, com consumo em torno de um(1) watt/hora, fora dos temporais com raios, é óbvio; é uma tremenda sandice, uma besteira descomunal!

Este post é dedicado a minhas memórias e vivo estou, do que penei e principalmente, daquilo do que eu escrevi, e por lá ficou, no corpo, da finada REFAZENDA2001!

O Editor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário