Origem dos Procons

Na década de 1970, o governo militar encomendou à Fundação João Pinheiro em Minas Gerais, um amplo estudo sobre os diversos órgãos atinentes às relações de consumo. SUNAB, Instituto de Pesos e Medidas, hoje INMETRO, COBAL, etc.


A motivação foi de se desviar a falta de participação política da população para outro enfoque. Posteriormente foi criado um grupo na mesma FJP, que redundou mais tarde no PROCON-MG.


Esse blog não é para reclamação, mas sim para casos de interesses coletivos, tarefas mais ligadas ao Ministério Público, federal e estaduais!...

Mas comentários serão bem vindos, mas moderados, há que se ter provas, a responsabilidade também é nossa!

domingo, 16 de novembro de 2014

Lâmpadas Compactas, como escolher! Redação do Consumidor Sabido

Redação do Consumidor Sabido: Lâmpadas Compactas, como escolher! Consumidor Pateta, não!

Nunca lemos nada a respeito, pura observação! Ainda na década de 1980, apareceram as tais de Dulux, com reator, presentes até hoje em pequenas luminárias, sendo que o reator fica embaixo. As lâmpadas duram uma enormidade!

Luminária

Ficou decretado o fim da lâmpada incandescente, mas as tais compactas durando cada vez menos! A uma, pela perda do brilho e dois, principalmente, pela queima do sistema de partida. Reinventamos a roda! Conforme a figura 1, onde a furamos! Depois, olhando para nós, a da figura 2, comercial! Acreditamos que tais lâmpadas deveriam ficar em pé, e com a máxima ventilação possível!

Figura 1 - Furamos!

Figura 2 - Comercial!


Será que não tem norma? O INMETRO com a palavra!

As sucessoras, as de LED, ainda inacessíveis!


Nenhum comentário:

Postar um comentário